terça-feira, 5 de outubro de 2010

EcoBag: Lindas e Ecologicamente corretas!

Olá Pessoas!
Tudo certinho??

Sustentabilidade é a palavra da vez e são muitas as pessoas que estão repensando seus modos de vida e consumo. A criação de legislações em favor do meio ambiente vem reforçando a idéia de que a mudança de comportamento é necessária e urgente. Por esses e outros motivos, as ecobags se tornaram um item indispensável na nossa lista, principalmente em cidades como o Rio de Janeiro, onde a utilização de sacolas plásticas por estabelecimentos comerciais é proibida por lei.

Mesmo com o aumento da consciência verde, uma pesquisa recente comprovou que a prática tem deixado a desejar: a maior parte das ecobags permanecem guardadas e não são, de fato, usadas. Diante disso.
Falta de incentivo
A atriz Guta Stresser confessa que ainda não está profundamente envolvida com a causa ambiental, mas acredita na força de pequenas atitudes e diz que as ecobags são como a ponta de um iceberg. "Tudo vem embalado. A mudança tem que partir das indústrias, que produzem lixo em larga escala e ganham dinheiro com isso. Nós compramos lixo. As indústrias devem produzir frascos retornáveis, biodegradáveis. A opção por produtos ecologicamente sustentáveis deve ser incentivada. Principalmente quando a mudança de comportamento é vantajosa para o consumidor final", acredita. "Individualmente, somos beija-flores tentando apagar o incêndio com o bico. E devemos continuar tentando", continua a Bebel de "A Grande Família". Ela acredita que empresas pioneiras na produção de embalagens inteligentes terão clientela fiel: "Eco-consciência pode ser um bom negócio".


Motivos alegados
Da amostragem da pesquisa realizada, apenas 34% dos entrevistados possuíam sacolas ecológicas. Destes, 71% disseram não usá-las. Os motivos mais recorrentes foram: esquecimento, pouca praticidade para carregar a ecobag e a opção em utilizar as sacolas plásticas para outros fins.
O resultado da pesquisa intrigou a cantora Bruna Caram, que se identifica como 'ecochata de carteirinha'. Segundo ela, a causa real é mais profunda. "Não basta comprar, é preciso mudar o padrão de comportamento e pensamento. Não é culpa das pessoas, não estamos acostumados. Há muitos anos se usa plástico para tudo, é preciso criar maneiras diferentes de ser, de viver. Nosso cotidiano precisa mudar. Não é fácil, mas não há escolha porque o planeta não vai aguentar", vaticina.

Bruna conta que tem duas bolsas confeccionadas com matéria-prima sustentável e faz uso delas frequentemente: "Não adianta deixar para levar só na hora da compra: deixo sempre no carro". Ela explica as vantagens do acessório eco-friendly: "A minha é enorme e cabe tudo, muito melhor do que levar um monte de sacolas de plástico quase rasgando na mão. Uso para pequenas compras no supermercado ou na feira, e para colocar e retirar coisas no carro, como roupas e CDs. Tenho uma outra que é quase uma malinha, uso para levar figurino e o que for necessário para os shows. E olha que meu figurino é gigantesco, tem uma saia de tutu enorme que nunca coube em lugar nenhum. Agora cabe".


Dez é o número de ecobags que Cássia Kiss guarda em casa e que raramente saem para dar um passeio: "Vou confessar que não as uso com a frequência que devia". A atriz revela que pensa mais na praticidade do que no meio ambiente. "Enquanto existir saco plástico disponível, não adianta: todo mundo vai optar por ele. Inclusive eu, porque é muito mais prático. Às vezes você está na rua e não está com a sua sacola à mão, é lógico que você vai usar o saco plástico. Até porque não dá para ficar comprando uma ecobag toda vez que você precisar usar".



Retirar totalmente as bolsas plásticas dos estabelecimentos comerciais é, para Cássia, a solução do problema. "Não adianta querer multar os supermercados em centavos por plástico usado. É preciso retirar absolutamente tudo de circulação. Só quando não tiver mais essa opção é que as pessoas vão começar a pensar na sustentabilidade. É preciso fazer isso logo, porque todo mundo sabe que um saco plástico leva muitos anos para se decompor e é uma agressão enorme à natureza", avisa.

Fica a dica!!!

Bju Bju
@KeyllaFarinaG

Nenhum comentário:

Postar um comentário